EnglishEspañolMagyarPortuguês Português

FUSO HORÁRIO NA HUNGRÍA

Hungría está duas horas adiantada em relação ao Tempo Médio de Greenwich (TMG) no Verão e 1 hora adiantada no Inverno. No Inverno, quado for meia-noite em Budapeste, serão 11 horas da noite em Lisboa e 7 horas da tarde em Brasília.

MOEDA NACIONAL E CÂMBIOS

Embora membro da UE desde 2004, a Hungría não faz parte da zona de Euro, e mantem, por isso, a sua unidade monetária o Forint. Em muitas zonas também se aceitam dólares ou euros. (restaurantes, lojas de lembranças…)

A unidade monetária da Hungría é o Forint húngaro (FT), o cambio em Março de 2015

1 € = 310 ,- Ft. As notas têm valores faciais de 500, 1.000, 2.000, 5.000, 10.000, 20.000. Evite pagar pequenas quantias com notas de 10.000 ou 20.000 por causa de troco.

Os lugais mais indicados para cambiar dinheiro são os bancos ou as casas de câmbio. A melhor maneira de obter dinheiro é através das caixax ATMs, que se encontram por tudo lado, e embora se haja lugar ao pagamento de uma pequena comissão por cada levantamento, e que geralmente corresponde áquela que é designada pelo Banco Nacional da Hungría no momento da transacção, ainda assim fica mais em conta do que um câmbio feito numa casa de câmbio.

HORAS DE EXPEDIENTE

Os museus e as galerias estão abertos durante todo o ano, embora haja excepções, das 10h ás 18h entre Abril e Outubro e um pouco menos entre Novembro e Março. A maioria dos museus facha á segunda-feira. Quase todos cobram entradas, embora muitos façam descontos.

As pequenas lojas estão abertas Segunda até Quinta-feira: de 10.00 horas a 19.00 horas, Sabado: de 09.00 horas a 14.00 horas. Domingo: fechado

Os grandes centro comerciais estão abertos todos os dias de 10.00 horas a 23.00 horas.

ELECTRICIDADE E GÁS

A tensão fornecida pela rede eléctrica húngara é de 220-240 V. As instalações eléctricas suportam as normais tomadas de dois pinos, geralmente com ligação á terra.

Os fogões de gás têm dispositivos de segurança. Após acender o fogão deve continuar a premir o botão até p queimador aquecer.

FAZER UM TELEFONEMA                                                

Para fazer um telefonema a partir das cabinas verdes sinalizadas pela palavra Telefon o melhor é usar um cartão.

Podem ser adquiridos em unidades de 800, 1.800, 5.000 Ft em qialquer tabacaria, quiosque ou posto de correios. Para fazer uma chamada internacional ligue 00  e aguarde pelo sinal, depois marque o codigo do país e logo de seguida o numero pretendido. Para fazer uma ligação para a partir do estrangeiro o codigo é 36. Para uma chamada na Hungria, marque primeiro 06, seguido do código da cidade.

O código de Budapeste é o 1.

Os passageiros brazileiros, podem usar os serviços de Embratel também.


TRANSPORTES PÚBLICOS EM BUDAPESTE

Budapeste têm três linhas de metro, que se cruzam apenas na estação de Deák tér. Uma quarta linha está em fase de constução. A linha M1 (amarela), a chamada linha do Milénio, a mais antiga, foi construída em 1894 a pensar nas celebrações do Mulénio da Hungria em 1896, e foi também a primeira linha de metro a ser electrificada na Europa continental. As estações originais, onde predomina o ferro forjado e as maderas, bem como as peqenas composições que aí circulam, estão em óptimo estado de conservação e merecem um olhar atento.

As linhas M2 (vermelha) e M3 (azul) foram construídas nos anos 70 de século passado e servem o resto de Peste. As estações têm mapas com a rede do metro, e sobre as portadas das carruagens vê-se a linha correspondente.

A linha nova M4 (verde) foi inaugurado no ano 2014.

O metro circula entre as 04.30h e as 23.30h.

Budapeste têm 30 linhas de eléctrico e masi de 200 percursos de autocarro.

Há um bilhete único para os transportes públicos da capital, que pode ser comprado nas estações de metro, tabacarías e quiosques por 310 Ft. Os bilhetes não podem ser comprados nos eléctricos, no metro ou autocarros. O bilhete deve ser validado nas mãquinas localizadas ã entrada das linhas do metro, nos autocarros ou nos eléctricos. Um bilhete equivale a uma viagem, pelo que deverá validar outro se fizer o transbordo para outra linha do metro, por exemplo. As crianças até 6 anos, não pagam. Nas estações de metro é possivel comprar bilhetes para 1, 3 e 7 días ou um conjunto de 10 bilhetes.

TÀXIS

Apanhar um táxi na Hungria, especialmente em Budapeste, pode ser uma aventura muito desagradável. Se a na maior parte dos casos os táxis são seguros e baratos, casos hã em que o valor a pagar pode ser surpreendentemente alto. Para evitar problemas é muito recomendavel chamar um táxi por telefone, ja que boa parte dos táxis pertence a empresas de táxisdevidamente credenciadas e cuja identificação e número de telefono são bem visiveis.

Budapest Taxi: 3 777 777

City Taxi: 2 111 111

Főtaxi: 3 222 222


FESTAS OFICIAIS

Festas Nacionais

- 15 de Março

- 20 de Agosto

- 23 de Outubre


Outros días

- 1 de Janeiro

- 1 de Maio

- 2ª -feria de Pasqua

- 1 de Novembro

- 25, 26 de Dizembro

 

CLIMA E TEMPERATURA

Budapeste geograficamente está numa zona templada com clima continental. Entre os quatro estações os meses mais quentes são Julio e Agosto, entre 30-38C. Os meses mais frios são Dizembro, Janeiro e Fevereiro entre -4, -10C.


AGUA

A agua nas cidades é potável. A agua mineral que vende-se nas lojas têm tapas de diferentes cores. Cor rosa: agua sem gas, cor azul: agua com gas, cor verde: agua com pouco gas.