EspañolPortuguês Português
<< de volta

A II Guerra Mundial e a dictadura de tipo soviético


 Entre as duas Guerras Mundiais - A két Világháború között (1920-1938)

Junto com o território, a Hungria perdeu a maior parte da suas reservas minerais, florestas e muitos milhões de seus habitantes. Durante o governo de Estevão Bethlen - Bethlen István(1921-1931), a Hungria atravessou uma das piores crises de sua história. Apesar disso, este primeiro-ministro habilidoso conseguiu criar as condições necessárias para o surgimento de um estado moderno e independente. Houve grande modernização da indústria e dos transportes, uma reforma agrária moderada, exportação de produtos agrícolas e industriais e adoção de leis sociais: seguro doença e contra acidentes,férias pagas, salário família, etc. Na política externa, com o apoio da Itália e da Áustria, a Hungria conseguiu aos poucos sair do isolamento. Outros grandes estadistas desta época difícil foram o conde Paulo Teleki - Teleki Pál, três vezes primeiro-ministro e Julio Gömbös - Gömbös Gyula, pela primeira vez um primeiro-ministro não aristocrata. Gömbös construiu 8.000 escolas.

 

1931-1941

A Hungria procura fazer-se ouvir sobre o Tratado de Paz de Trianon. O país considera o Tratado injusto e pede a sua revisão: quer a recuperação dos territórios perdidos em que a maioria da população é constituída de húngaros. Os desdobramentos da política mundial levam a Primeira Decisão de Viena (1939)segundo a qual a Hungria recebe de volta uma parte dos territórios localizados ao norte e ao oeste da Hungria. Na Segunda Decisão de Viena (1940)a parte norte da Transilvânia também é restituída à Hungria.

 A Segunda Guerra Mundial e a ocupacão soviética - A Második Világháború és a szovjet megszállás

(1941-1989).

Em 1939 é deflagrada a II. Guerra Mundial.A Alemanha recuperada, autoconfiante, fortalecida pelo movimento nacional-socialista e muito bem preparada para a guerra, parte para a retomada de seus territórios perdidos pelo tratado de Versalhes. Uma vez que nenhuma nação estava disposta a dialogar a respeito de uma revisão das fronteiras, ela invade num ataque surpresa, quase toda a Europa inclusive a União Soviética, vislumbrando uma possibilidade de vingança. Como outros países do mundo, entre os quais o Brasil, a Hungria não queria participar desta guerra e por dois anos conseguiu ficar fora dela. Mas a Alemanha insiste e exige, cada vez mais ameaçadora, que o país entre na guerra a seu lado. O primeiro ministro húngaro conde Teleki, não podendo impedir que o exército alemão invada a Iugoslávia sem atravessar o território da Hungria, comete suicídio. Pressionada pelos aliados, a Hungria declara guerra à Rússia. 1943 - O exército húngaro enviado para a Rússia é aniquilado. A Hungria procura em segredo sair da guerra,

mas suas tentativas fracassam. Os alemães descobrem estas tentativas e no dia 19 de marco de 1944 as suas tropas ocupam a Hungria. O Almirante Horthy permanece nocargo e forma-se um governo de direita, aliado dos alemães. Em conseqüência da situação bélica cada vez pior, Horthy pede uma trégua em outubro. Os alemães estavam prontos a colocar em combate suas novas armas dealtíssima potência e acreditando no projeto alemão, o governo húngaro desiste da saída da guerra. As tropas húngaras e alemães continuam a defender o fronte leste. Centenas de milhares de famílias húngaras conseguem fugir para o oeste mas logo a Hungria se transforma em palco de guerra e após meses de assédio, a capital Budapeste é invadida pelos russos. 1945 - Fim da 2ªGuerra Mundial.

A Alemanha se rende incondicionalmente no dia 8 de maio de 1945 e a Hungria é ocupada pelo exército da União Soviética.Acompanhando o exército soviético,líderes comunistas húngaros treinados em Moscou, chegam à Hungria e com o apoio das forças de ocupação, assumem gradualmente o poder. Depois do ano de 1949 fecha-se a "cortina de ferro" "vasfüggöny e o país afunda no terror. Matias Rákosi - Rákosi Mátyás, líder comunista, anuncia a ditadura do proletariado. As igrejas e seus seguidores são perseguidos. O processo de condenação e o encarceramento do arcebispo-primaz da Hungria, José Mindszenty - József Mindszenty, deixam o mundo inteiro consternado. Propriedades particulares grandes e pequenas são igual e gradativamente confiscadas pelo Estado. Camponeses são forçados a entrar em cooperativas. As prisões ficam lotadas . Torturas e execuções de parentes passam a fazer parte do quotidiano das pessoas.


Contato

Ellenőrző kód :