EspañolPortuguês Português
<< de volta

A revolução de 23 de octubre de 1956


1956

No mês de outubro, estudantes universitários organizam uma manifestação pacífica a favor de um movimento pró -liberdade na Polônia, mas agentes da Força Pública Estatal (ÁVH = Ávósok) atiram nos manifestantes. Em consequencia, no dia 23 de outubro desencadeia-se um levante popular numa nação unida: operários, estudantes, intelectuais e o próprio exércitohúngaro lutam contra as forças soviéticas. Derrubam a enorme estátua de bronze de Stálin e a estrela vermelha da cúpula do Parlamento. Arrancam de todas as bandeiras húngaras o símbolo comunista: a foice e o martelo. Os combatentes colocam o líder popular, Américo Nagy- Nagy Imreno comando do governo.

É declarada a independência da Hungria e começam negociações para a retirada do exército soviético. As tropas soviéticas começam abandonar a Hungria mas param na fronteira a aguardam a reação do ocidente. Este nada faz porque a sua atenção está voltada para o Canal de Suez. Desta forma dia 4 de novembroo poderoso exército soviético se põe em marcha em direção à capital Budapest. Lutas sangrentas ocorrem pelas ruas da capital. Sob a proteção das armas russas, João Kádár - Kádár János organiza um novo governo cuja primeira providência é a perseguição impiedosa dos revolucionários. Imre Nagy é executado junto com seus companheiros e as execuções também atingem os jovens revolucionários havendo entre eles menores de idade, muitos deles estudantes universitários ou simples operários. O levante de outubro de 1956 na Hungria, apesar de ter sido sufocado pelos tanques soviéticos, pode ser considerado como a primeira rachadura na couraça do comunismo. A partir desta data, este regime se aproxima lenta e gradualmente de sua queda final.

 

1960

A rígida ditadura exercida no país, vai se afrouxando lentamente. A situação econômica também melhora aos poucos dando espaço para uma orientação central cada vez mais voltada à iniciativa e ao empreendimento particular. A Hungria se transforma na "barraca socialista mais alegre".

 

Contato

Ellenőrző kód :