EspañolPortuguês Português
<< de volta

Curvatura do Danubio - Esztergom, Visegrád, Szentendre



Curvatura do Danubio - Esztergom, Visegrád, Szentendre

Paisagem e história perto de Budapeste. Visitaremos 3 cidades com a ajuda de um guia de turismo.

A primeira paragem da nossa excursão é Esztergom, cidade, sede da igreja católica do país, onde visitamos a maior igreja da nossa pátria, a Basílica de Esztergom. Depois paramos em Visegrád, na antiga sede real e capital do pais no seculo XVI. Os visitantes podem admirar a vista deslumbrante do castelo das Nuvens para o vale do rio Danúbio. A ultima paragem da nossa viagem é numa pequena cidade barroca Szentendre, conhecida pelas suas ruas pitorescas e o seu ambiente mediterrânico. Durante esta paragem, daremos um passeio, durante o qual vamos conhecer os monumentos da cidade.

A cidade de Esztergom, cidade existente desde os tempos do império romano, de grande importância, devido à sua localização geográfica, muito favorável. A cidade é povoada desde o século VIII, sede nacional da igreja catolica. Aqui baptizou-se o rei São Estevão. É o primeiro arcebispado, até aos dias de hoje com importante atividade católica. A sua Basílica é uma joia da nossa arquitetura, com a sua entrada decorada com um conjunto de colunas de corinthos. A parte mais famosa da igreja é a Capela Bakócz, uma das heranças mais bonitas da época barroca e o altar principal, cuja construção é em pedra de mármore de carrara. Aqui encontra-se também o sino mais antigo do país, e na cripta descansam os arcebispos de Esztergom. Desde 1991 que aqui jaz József Mindszenty, cardeal, arcebispo.

 

Visegrád, povoada desde os tempos da pré história. No século XIV foi a capital da Hungria e residência dos reis. Foi nesta cidade que teve lugar a Conferencia da Visegrád em 1335. Na época do renascentismo, o Rei Matias aumentou e modernizou a palácio que nos tempos de ocupação otomano ficou parcialmente destruído. Do castelo obtém-se uma vista única e maravilhosa para a Curva do Danúbio e para ao rio que com a força da sua corrente abre caminhos por entre as rochas das montanhas. Depois da visita ao castelo teremos oportunidade de conhecer as tradições renascentistas húngaras, num restaurante em estilo da época ouvindo música de tocador e comendo comida também adequada à época.

Szentendre é uma cidade de pequena dimensão, com seu próprio charme e beleza, com um centro histórico em estilo barroco, situa-se 20 km de Budapeste, na margem do Danúbio. Vive aqui uma comunidade notável de sérvios praticando a sua fé ortodoxa, preservando as suas tradições e costumes até aos dias de hoje. A cidade é conhecida como um “centro das artes”. Os visitantes podem admirar as obras de arte dos membros de Centro de arte de Szentendre, vários museus e galerias.

Vale a pena sublinhar a presença da exposição de uma artista, falecida em 1977, Margit Kovács, escultora e ceramista, uma das revolucionárias do movimento de ceramistas e cerâmica moderna no país. 
A vida cultural da cidade esta mais colorida com a presença de inúmeros cafés, restaurantes e as especialidades gastronómicas que aí se confecionam.

Pode incluir-se neste programa, a visita ao Museu da Aldeia, que se encontra ao ar livre (Skanzen)

 


Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Szentendre