EspañolPortuguês Português
<< de volta

São Estevão e os reyes da Casa de Árpád


Época dos Árpád - Az Árpádok kora (896-1301).

Os descendentes de Árpád reinaram durante 400 anos: nos primeiros 100 anos como príncipes e depois, como reis cristãos. Ao longo deste período a Hungria se transformou num estado forte, tornando-se um dos paises mais respeitados e mais conceituados da Europa.  O Príncipe Géza - Géza fejedelem percebeu que, para sobreviver nessa região, os húngaros deveriam abandonar sua vida nômade e pagã e integrar-se aos outros povos europeus, fixando-se definitivamente naquela terra e aderindo ao cristianismo.

Santo Estêvão - Szent István(997-1038)

filho de Géza, é batizado católico, vindo a ser o primeiro rei cristão da Hungria. Visando escapar das influências germânica e bizantina, aceita a coroa e a autoridade eclesiástica do papa. Foi coroado com pompa e solenidade no ano 1000. Nasce um novo Estado naEuropa. Estêvão prova ser um enérgico construtor da nação húngara.Divide o país em distritos, implementa leis, constrói igrejas, conventos e escolas, funda a casa da moeda e difunde a religiãoe a cultura cristãs. Santo Estevão morre sem deixar herdeiros diretos e desta forma sucedem-se candidatos rivais na condução do reino. Mais tarde, Estevão será canonizado por ter sido o catequista do Reino da Hungria e a posteridade o denominará o Fundador do Estado

Húngaro - Honalapìtó.

Após alguns anos de turbulência, a Hungria teve dois reis extremamente competentes: São Ladislau - Szent László(1077-1095) e Coloman O Douto - Könyves Kálmán(1095-1116) que asseguram quatro décadas de florescimento, resultando na consolidação e ampliação das fronteiras do Estado Húngaro, passando a incluir desde os Montes Cárpatos ao norte até a Dalmácia, Bósnia e a Croácia, dominando ainda a Costa Adriática ao sul. Coloman, um rei culto e estudioso, é o primeiro soberano da Europa a declarar que não existem bruxas e proíbe por lei sua perseguição.

Béla III - III. Béla (1173-1196).

Ascende ao trono da Hungria após ter sido educado na corte de Bizâncio. Apesar de estar em plena decadência, Bizâncio ainda possuía o aparelho estatal mais desenvolvido do mundo da época. Béla aplica seus conhecimentos de administração pública e monta uma burocracia eficiente sem precedentes na Hungria o que lhe permite cobrar impostos e pedágios e desenvolver monopólios reais de mineração de sais e de metais. Em plena Idade Média, mantinha registros escritos de todos os casos tratados em sua corte, por um secretário que se assinava Anonymus. Amplia dessa forma seu próprio poder e o do país. Durante seu reinado a Hungria se torna um dois paises mais importantes do mundo: quando pede a filha do rei de França em casamento, este se informa sobre a fortuna de Bela, e descobre com surpresa que esta era superada em apenas 10% pela de Ricardo Coração de Leão da Inglaterra.ű


André II - II.Endre emite em 1222 a Bula de Ouro - Aranybula, uma das primeiras constituições do mundo e a primeira Carta Magna da Hungria. 1206- O príncipe mongol Djingis Khan (Senhor do Mundo) conquista a metade da China, a Pérsia, os Principados Russos do Sul e tudo que se encontra no entremeio. Após sua morte em 1227, parte de seu exército, comandado por Batu khan volta-se para o Oriente Médio e para a Europa, ampliando as fronteiras do Império Mongol. Os búlgaros do Volga, os kunos e os alanossão aniquilados. Polônia e Hungria são invadidas em 1241. Em 1242, o exército invasor se retira para que seu comandante, possa tomar parte na eleição do novo líder. A invasão deixa um trauma do qual a Hungria leva duas gerações para se recuperar.

O rei Béla IV - IV.Béla (1235-1270),chamado de o "Segundo Fundador do Estado Húngaro", dedica seu longo reinado à reconstrução do país. Funda cidades, constróicastelos e fortes, repovoando ainda as regiões mais atingidas e devastadas pela longa invasão.

 

Contato

Ellenőrző kód :